Ansiedade

“Sinto-me ansioso”, é uma expressão comum no dia-a-dia para descrever um estado geral, mas que muito frequentemente é acompanhada por outros transtornos, tornando o diagnóstico uma missão difícil de completar, principalmente em casos de abuso de álcool ou drogas. No geral é um quadro bastante comum, o que por si só traz a quem o sente uma sensação que não está sozinho no mundo e que outras pessoas passam pelos mesmos sintomas, subestimando por vezes a necessidade de recorrer a ajuda profissional, até que acaba por limitar por completo o seu quotidiano.
A pulsação acelerada, os suores, a tensão muscular acompanhada das dificuldades de concentração e irritabilidade são sinais, entre outros, de que um quadro de ansiedade está a instalar-se. 
Quando é suficientemente intensa leva a que as pessoas acabem por mudar os seus comportamentos, adoptem estratégias de evitamento, ou mesmo de fuga, o que contribui para um certo isolamento e sentimentos mais depressivos.
A ansiedade, na sua definição, é uma resposta comum quando confrontados com algo novo, desafiador e que nos faça sair da nossa zona de conforto e, no limite, quando nos deparamos com algo ameaçador ou perigoso para a nossa integridade física. O preocupante é quando esse quadro se generaliza, sem haver propriamente uma situação que a despolete, quando deixamos de conseguir interpretar tudo o que estamos a sentir ou até mesmo distinguir que o cenário que está a ser construído na nossa mente é significativamente diferente do que realmente existe em nosso redor.

Existem técnicas para controlar os sintomas da ansiedade, nomeadamente ao nível da respiração, mas o mais importante é ter noção que o corpo auto regula-se, esses sintomas vão diminuir até desaparecerem pois somos todos seres sensíveis, que sentem o mundo e o que se passa ao nosso redor e que essa é a única inevitabilidade, pelo que temos de aprender a viver com ela no nosso dia-a-dia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Resoluções de ano novo: Sim ou Não?

Depressão Pós-Moderna

O incendiário florestal