Inteligência Emocional- As emoções são contagiosas!
No que toca aos negócios, até 90%
das competências profissionais que determinam melhores resultados estão
relacionadas com a inteligência emocional. Os líderes e managers que têm um Quociente
Emocional (QE) mais alto, tomam melhores decisões, são capazes de aumentar os níveis
de compromisso e foco dos funcionários com a estratégia, e influenciam a
produtividade nas vendas melhorando o atendimento ao cliente entre outros
aspectos.

Uma pessoa com poucos recursos ao
nível da Inteligência Emocional terá dificuldades em avaliar se a sua mensagem
passou claramente e com sucesso perante um funcionário que diz sempre que sim,
independentemente de ter percebido ou não, ou até captar o tom sarcástico que poderá
dissimular na sua resposta. A principal arma do QE é a capacidade de adaptar a sua
comunicação tendo como base o receptor e de fazer as perguntas certas no follow
up para manter os funcionários motivados e clientes satisfeitos.
No que toca ao gestor de uma
equipa, este é, efectivamente, uma parte importante da mesma, e não um organismo
separado, pois as relações fortes, positivas e de confiança entre todos são uma
parte importante do sucesso desta onde toda a gente se deve sentir importante e
valorizada e não apenas uma parte de uma linha de montagem.
Para além de sermos
individualmente complexos, essa complexidade maximiza-se quando estamos em
grupo, adquirindo estados de humor e necessidades colectivas, sendo necessário
e fundamental gerir bem as emoções. A colaboração de um psicólogo ou um coach com
o manager ou no trabalho com a equipa tem um impacto muito positivo no clima
organizacional, pois as emoções são ainda mais poderosas e contagiosas, e a
correcta percepção e gestão destas é capaz de influenciar correctamente os mais
diversos perfis que encontramos numa equipa, usando essas diferenças para potenciar
o seu todo.
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