O meu dia foi produtivo?

Quantas vezes já chegaram ao final do dia e pensaram sobre se o dia foi produtivo? Consoante o caso mediram este factor certamente pela quantidade de assuntos, clientes, negócio ou até valores envolvidos. Mas já pararam para pensar o que é ser produtivo?
Somos pessoas e não máquinas, e como tal, ser mais produtivo não pode ser medido apenas por números, seja de clientes, vendas ou pela entrega de resultados, mas sim pela forma como conseguimos fazê-lo com menos desgaste, mantendo a qualidade do produto ou serviço. O aumento por si só não é sinónimo do aumento da produtividade, pode até ser prejudicial a longo prazo, pois este processo implica uma evolução contínua enquanto profissional.
O primeiro factor para o aumento da produtividade é a análise. Em termos corporativos significa uma análise estratégica, ter as pessoas certas nos lugares certos em nome de uma estratégia comum, em termos pessoais, significa uma análise dos hábitos, investindo o foco e a energia nas tarefas certas para atingir metas pessoais. É na união destas duas linhas que a curva da produtividade sobe, e é aqui que o Coaching tem um papel fundamental.

A gestão do tempo, ou das tarefas que escolhemos realizar com o nosso tempo implicam que se saiba realmente o que é importante e o que se quer atingir, e embora muitas vezes isso possa ser claro, existem barreiras para se conseguir lá chegar, pois muitas vezes há que primeiro ultrapassar questões emocionais e comportamentais. O Coaching tem um conjunto de ferramentas que permitem desbloquear estas questões com resultados e desempenhos mensuráveis. O Coaching não é terapia nem consultoria, trata-se de desbloquear o potencial intrínseco em cada pessoa, e a experiência adquirida e usá-lo para atingir objecticos de forma mais consistente...e produtiva!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Resoluções de ano novo: Sim ou Não?

Depressão Pós-Moderna

Inteligência Emocional- As emoções são contagiosas!