Work Smarter, not Harder
Esta frase não é nova, encerra em
si muitas interpretações, que transporta muitas pessoas para uma realidade (ou
sonho?!) em que podemos ter o melhor dos dois mundos, na vida pessoal e
profissional. Quem não esteve já numa reunião, ou até um simples convívio entre
colegas e amigos em que ouviu falar daquele ex-colega que agora viaja pelo
mundo numa autocaravana 9 meses e trabalha 3, ou o outro que abriu o seu
próprio negócio e num dia de chuva fica no conforto do lar a trabalhar a partir
de casa? Lamento afastar desde já estes cenários idílicos, mas não é disso que
trata este texto.
Com a crise em Portugal foram
suprimidos muitos postos de trabalho, bem como muitas compensações e
benefícios, deixando muitas pessoas a acumular várias funções dentro da mesma
empresa, situação essa que se manteve independentemente da retoma que se tem
vindo a sentir em vários sectores, principalmente devido ao turismo. Como
resultado temos pessoas a trabalhar mais horas por dia, muitas vezes em mais do
que um local de trabalho e sujeitas a mais pressões, responsabilidades e prazos
cada vez mais apertados. A forma de responder a isto tudo é passar cada vez
mais horas atrás de uma secretária sacrificando com isso o tempo para a vida
pessoal, e por consequência, a família.
Mas trabalhar melhor não se mede
pelo número de horas que se passa na secretária, ou por exemplo no número de
reuniões com clientes, mas sim no que fazemos com essas horas ou reuniões.
Muitas das vezes as empresas, ou até mesmo os colaboradores identificam esta
necessidade de trabalhar melhor e investem rapidamente num curso de gestão do
tempo, de equipas e até de conflitos, mas será isso suficiente para resolver a
questão?
A consciencialização daquilo que
se faz melhor e pior, do tempo que alocamos para cada tarefa em relação ao
tempo médio expectável é um indicador fundamental para perceber se estamos a
trabalhar melhor, e nessas tarefas em que não somos tão bons por vezes a melhor
solução é deixar outra pessoa fazê-la. Delegar tarefas consegue ser uma tarefa
complicada, especialmente para quem se habituou a dada altura da sua vida, em
ter de intervir em todas as fases de um processo.
Outra forma será ter um
conhecimento aprofundado das matérias com que se lida e não apenas superficial,
pois quando surge um problema, perder-se-á menos tempo a encontrar a solução.
Um planeamento eficaz permite antecipar os problemas bem como a resolução dos
mesmos.
Os negócios, assim como as
pessoas encerram em si várias chaves para se tornarem mais produtivos e para se
manterem saudáveis, mas o maior bem de uma empresa continua a ser as pessoas e
é esse que importa preservar.
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