Super Empreendedores

Muitos empreendedores bem-sucedidos são olhados pela maioria do público em geral como carismáticos super-heróis que conquistaram o sucesso de forma rápida, mas na verdade estão longe de imaginar o quão demorado, sinuoso e vertiginoso foi esse escalar, e o preço a pagar por ele.
Na verdade, no início da sua caminhada, os empreendedores coleccionam, mesmo dentro de um negócio que muito estudaram e conhecem em pormenor, vários papéis mas onde não são verdadeiros especialistas, trazendo com isso inúmeros contratempos que, pela inexperiência na sua resolução, obriga-os a gastar mais tempo e energia, negligenciando a sua própria saúde, alimentação, descanso e tempo de qualidade para eles e a sua família. Dito isto, não será surpreendente descobrir que este processo deixa marcas profundas nas suas vidas e na dos que os rodeiam, por mais hábeis que sejam a camuflá-las.

Mas será apenas o stress inerente às suas funções e tarefas que os faz sentir ansiosos, deprimidos e questionar até as suas convicções antes inabaláveis? Se tal fosse verdade, todos os empreendedores experientes seriam bem-sucedidos e não experimentariam nenhum destes sentimentos descritos, mas tal não se verifica. Para a maioria é até proibitivo partilhar receios, desilusões e momentos de dúvida com os que os rodeiam, pois apesar de muitas vezes escalarem essa montanha sozinhos, trazem um rol de pessoas na bagagem. 

Falar com especialistas externos às organizações é muitas vezes fundamental para analisar as questões cujo conjunto de respostas não se domina. Ao nível da nossa saúde física e mental, temos de ter a mesma clareza de pensamento e não negligenciar este aspecto. Na vida como nos negócios, a nossa capacidade de lidar com a perda ou os fracassos é fundamental para uma vida saudável.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Work Smarter, not Harder

Depressão Pós-Moderna